domingo, 17 de junho de 2012



O PECADO NA VIDA DO CRENTE

Introdução
 O Pecado é ligado a nós pela carne, I João 2:16
 Enquanto temos a carne temos o problema com o pecado (Rom 7:23, "nos meus membros")
 A pessoa sem Cristo não tem forças para dominar o pecado, Rom 8:8
 A pessoa em Cristo, por Cristo, tem forcas para dominar o pecado (I João 4:4).
É fato que o crente peca (Ecl 7:20; Prov 24:9), ele é fraco pela carne, mas ele é responsávela não pecar (I Ped 1:15).
 Há uma guerra, Gal 5:17; Rom 7:23.

I. O QUE ACONTECE QUANDO O CRENTE PECA?
A. O Crente Não Cessa de Ser Filho de Deus.
1. Somos nascidos de novo.
João 3:1-8 (pode tornar a ser desnascidos?)
Rom  8:14-17, "Filhos".
I Ped 1:23, Somos "de novo gerados" da semente incorruptível,  (incorruptibilidade cessa quando?)
II Cor 5:17, Somos uma "nova criatura" (criação de Deus pode ser desfeita?)
 2. Mas...
I João 1:5, A comunhão com Deus é quebrado. "Deus é luz" "não há trevas"
Amós 3:3, Como andarão...se não estiveram de acordo?"
Sal 51:1,10-12 "Torna a dar-me a alegria da Tua salvação..."
Êx: Pedro, Mat. 26:75, "...chorou amargamente"
   3. Solução: I João 1:9
 B. O Crente Não Perde a Vida Eterna.
            Rom 6:23, vida eterna é um dom gratuito de Deus da qual nem mere­ceu no começo.

1. O Crente tem vida eterna
Rom 11:6 - Baseado na graça de Deus.
O que nos dá é vida eterna. Adão tinha vida condicional, ou melhor, probatória; só enquanto obedecia. Israel  tinha vida na terra prometi­da condicionamento; só enquanto cumpriu a lei; só enquanto não adora­va ídolos. Nós somos diferentes; Deus nos dá "vida eterna".
Rom 11:29 - "a eleição é sem arrependimento."
   2. Mas...
            O crente perde a segurança da salvação: 2 Ped 1:4-9; Sal 77:7-9; Lam 3:8. O crente perde o sentimento, ou confiança da segurança.
            Veja os exemplos de Jonas, Acã, Davi....

3. Solução: 1 João 2:1,2
 C. O Crente Não Perde O Espírito Santo.
   1. O crente tem o Espírito Santo eternamente.
            João 14:16, "Para que fique convosco para sempre" ( O Espírito San­to é na vida do crente por causa da obra de Cristo, não pela obra do crente. A obra de Cristo! Nada pode desfazer esta! )
            Efés 4:30, "estais selados para o dia da redenção" ( o dia no céu de corpo, alma, e coração).
Exemplo: 1 Cor 3:16 - Os membros na igreja em Corinto era dominados como tendo o Espírito Santo (mesmo com praticas ruins!)

2. Mas...
            Pode entristece-lo , Efés 4:30; Sal 51:11 ( O Espírito Santo não era dado como agora; perdeu as bênção da operação do Espirito Santo)
Com o Espírito Santo entristecido, as vitórias na vida, as conquistas do pecado, o crescimento na graça, é tudo prejudicado.
 3. Solução.
            Sal 139:1,23,24 Procure a limpeza espiritual continuamente.
            Col 2:6, arrependimento, fé continuamente.
            Gal 5:24,25, santificação para agradar Deus.

D. O Crente Não Torna Desqualificado para Ir ao Céu
1. Por Deus somos feitos idôneos.
  • Col 1:12, “Pai nos fez idôneos para participar da herança dos san­tos na luz" (Se Deus é Quem fez, como é que alguém outro vai desfazê-lo? João 10:29)
  • Heb 10:14, Em Cristo, aperfeiçoou, “para sempre" os que são santi­ficados. Nenhum aperfeiçoado vai ser condenado no inferno com a ira de Deus.
  • Rom 8:29-30, os santificados são os mesmos que Deus antes conhe­ceu e predestinou e chamou e j justificou. Estes são também glorifica­dos.
  • Apoc 1:5, A condenação de todo o pecado do crente é pago pelo sangue de Cristo. (João 14:6 "vem para o Pai....por Mim", I Ped 1:18,19, cordeiro imaculado e incontaminado.)

2. Mas....
            I Cor 11:30; João 15:2, Pode ter uma vida tão suja que Deus encurta seu tempo aqui na terra.
 3. Solução:
            Vigiar, I Ped 4:7 (sede santificado).
            Ocupar até que Ele venha, Lu 19:13; Efés 2:10.

E. O Crente Não Vai ao Inferno para Eternamente ser Atormentado
1. O crente é salvo
            I Tim 1:15, "salvar os pecadores"
            II Tim 1:12, "é poderoso"
            Tão certo que Deus abomina pecado, a injustiça e os que operam iniqüidade; tão certo que o pecado destrói, incita medo, envergonha e engana, quanto é certo que Cristo pagou o preço inteiro para nos apre­sentar irrepreensíveis a Deus (Judas 24).
            I Ped 1:23; I João 3:1 - O crente é Filho de Deus "agora" e nasceu duma semente incorruptível. Por isso mesmo, nenhum crente perde a vida eterno.  Por isso mesmo nenhum filho de Deus vai para o inferno mas estará onde Cristo está (Rom 8:17).
            Rom 6:23 - O crente tem vida eterna. Sem Cristo tem morte eterna (Apoc 20:10-15).
            Efés 4:30 - O crente tem o Espírito Santo.  O que é santo não vai ser punido pelo pecado que não tem.

2. O crente nunca será desqualificado para ir ao céu.
            Col 1:12 - Pelo Pai somos feitos idôneos.
            Heb 10:14 - Somos aperfeiçoados "para sempre".
            Há boas obras para serem operados pelo crente (Efés 2:10) que in­cluem um andar para testemunhar diariamente de Deus (Mt 5:14-16) e uma batalha para ser feita pela fé.  É propício lembrar que as obras são os efeitos de ter Cristo já.  Por ter Cristo nós amamos nos a Deus (I João 4:19).  A nossa obediência é fruto do Espírito Santo de Deus nos ensinando, consolando e nos guiando (João 14:26; 15:26; Gal 5:22,23).
            As boas obras, bom testemunho, batalha feita pela fé ou a nossa obediência nuncasão as causas de ter Cristo ou a graça (I Tim 1:12-14).
            Salvação é pela graça - NUNCA é merecida (Efés 2:8,9).
            Salvação é por Cristo - NUNCA pelo homem (João 3:35,36).
 O crente peca é um fato (vejam os exemplos de Abraão, Jacó, Davi, Moisés, Pedro) mas nenhum destes pereceram no inferno.  Foram restau­rados (Sal 23:3), perdoados, EM CRISTO (II Tim 1:12).
 II. O PERIGO DE PECADO NA VIDA DO CRENTE
OBS: Se você ama o pecado, deseja o pecado e pode pecar sem a mão de Deus te castigando, então a verdade plena é que você não é crente ne­nhum.  não se alude.  Você precisa ser convertido em CRISTO e assim ter uma nova natureza (II Cor 5:17).
A. A Comunhão com Deus está Quebrada
            I João 1:5, "não há trevas"
            Amós 3:3; Sal 51:1,10-12
Exemplo: Pedro - Mat. 26:75, "chorou amargamente"
            Quando o crente não assenta bem no mundo pois o mundo aflige a sua consciência, e, quando ele peca, ele não assenta bem com Deus, pois o céu esta fechado por ter o Espírito Santo entristecido.
 Solução:
            I João 1:9
            Sal 51:1-4
 B. O Poder para Ser um Servo Fiel é Destruído
            Mat. 6:24, "Não pode servir a dois senhores"
            Sal 66:18, "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, O Senhor não me ouvira."
            O servo de Deus proclama o que ele sabe; que Deus é compassivo, justo, etc.
            O servo de Deus prega o que ele conhece; que Deus é gracioso ...
            mas...
            Se o servo está praticando pecado, se tem mãos sujas, se não tem comunhão viva com O Senhor, como é que ele vai ter algo para proclamar ou pregar?  Como ele vai ser um testemunho quando o céu parece fecha­do, o espírito parece morto e as sua experiências estão confusas?
 Solução:
            Mat. 6:33, "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça..."
 C. Seu Testemunho de Cristo é Danificado
            Os pensamentos dos outros sobre Deus estão influenciados por ver
o seu testemunho.
            Temos responsabilidade de sermos bons testemunhos - Tito 2:5; Heb 10:29
            Mat. 5:13, "sal ... se for insípido"
            I Cor 3:16,17; 6:19 - O crente é o templo do Espírito Santo.  Pelo seu corpo, o crente mostra os desejos do seu espírito e o ser da sua alma.  Se tiver pecado na sua vida, uma vida suja vai ser vista pelos outros que nos observem .
            Efés 1:23 - A igreja é o corpo de Cristo.  Se os membros da igreja estão com pecado não confessado e abandonado, como é que Cristo vai ser visto pelo mundo como santo?  Pelo corpo se comunica aos outros o que se tem por dentro.
            Mt 5:14-16 - Somos luzes numa monte.  Não podemos ser escondidos.

1. Quando peca, o crente provoca confusão no mundo
   Quando um instrumento musical produz um som estranho, confusão é o resultado.  O crente que peca produz confusão aos que estão prestan­do o desenrolar da sua vida cristã.
 2. Quando peca, o crente representa mal Cristo ao mundo
   Cristo é vida, verdade, Deus.  Quando uma vida que diz que é transformada por Cristo vive pecaminosamente, ele mostra ao mundo que Cristo é fraco, falho e menos do que a Bíblia diz que Ele é.
 Solução:
            Sal 139:23,24 - Arrependimento a Deus.  Isso inclui a tristeza e abandono completa do pecado, o buscar o poder de Deus para vencer o mal e a submissão à Sua vontade. Veja o exemplo de Pedro: Mt 26:75; João 21:17,19.
            Mt 5;23 - Arrependimento aos outros.  Pecado publica necessita confissão publica para consertar o mal feito. Veja o exemplo de Zaqueu em Lu 19:8.
            Sal 119:9 - Obediência à Palavra de Deus mais intimamente.
 D. Sua Posição no Céu é Determinada
            Mt 19:30; I Cor 3:11-15; 15:41,42 - Há posições no céu.
            Ter um lugar no céu é somente pela graça. Todos os crentes rece­bem o céu de igualforma.
            Ter uma posição no céu é determinada pelo serviço a Cristo duran­te a sua vida terrestre.
            Há coroas da justiça (II Tim 4:8), da vida (Tiago 1:12), da gló­ria (I Ped 5:4; I Cor 9:25), para nos lançar aos pés de Quem está no trono (Apoc 4:9-11).  Temos um aviso solene: Não deixe "ninguém tomar a Tua coroa" Apoc 3:11.
            As obras determinem as coroas que temos e a posição no céu, I Cor 3:11-15.  As obras feitas na força da carne nos dão palha, feno e ma­deira.  As obras feitas na força de Deus para a Sua glória em amor nos dão ouro, prata e pedras preciosas.

Solução:
            Gal 2;20 - Morrer a si.
            Judas 24 - Viver por Ele.
 E. Sua Vida Terá o Castigo de Deus
    Heb 12:5-11
    Apoc 20:11-15 - os pecadores terão os seus pecados castigados no tempo do porvir - no inferno.
    Os crentes têm os seus pecados castigados no tempo presente, ago­ra. A condenação já foi levado em Cristo (Rom 8:1), mas a desobediência é corrigida na vida (Heb 12:6).
1. A correção
            Rom 8:28; I Cor 11;32; Heb 12:10 - Vem do Senhor.
            Tiago 1:2-4 - Vem pelos outros muitas vezes.
            Prov 3:12; Apoc 3:19 - Mostra amor.
            Heb 12:9,11 - Nos limpa.
TANTO MAIS SUJO QUE É, MAIS "CORREÇÃO" LEVA
2.  Solução:
            I João 1:9 - confissão.
            Sal 119:9; Apoc 3:19 - Observa a Tua Palavra.
 F. Sua Vida na Terra Pode Ser Encurtada
            João 15:2; I Cor 11:30
            O homem que se diz crente e pode pecar sem castigo e ter uma vida longa já é prova que este não é crente.
            O homem que é crente, se persistir no pecado, Deus pode fazer algo permanente para que não causa opróbrio mais ao Seu nome.
            Vejam os exemplos de I Cor 5:5; I Tim 1;19,20

Conclusão
            Pecado sempre traz destruição e corrosão, seja de pouco ou de grande quantidade.
   "Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
    "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
    "Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a."
                                  Salmos 34:12-14
 III. COMO TER A VITORIA DO PECADO
 A. Seja Atento
            Mt 10:16, "Sede prudentes como as serpentes"
            Mt 26:41, "Vigiai e orai"
            Mar 13:33, "Olhai, vigiai e orai"
            I Tess 5:6-8, Não durmamos ... mas vigiemos ... sejam sóbrios."
            I Ped 5:8, "Sede sóbrios, vigiai"
            Veja o exemplo de Pedro que não era atento. Confiou na carne e não no espírito; João 13:37; 18: 17, 25-27.

B. Seja Experiente
1. O que aconteceu uma vez pode acontecer outra vez
    Gên. 12:10-20; 20:1-5, 12,13 - Abraão mentindo sobre a mulher vá­rias vezes.
    João 13:37; 18:17, 25-27 - Pedro negou não uma, mas três vezes.
    Reconheça os sintomas! Não seja ingênuo!  Aprenda de perceber as tentações ou situações que fazem ti cair. Heb 12:1
 2. O que aconteceu ao um outro, pode acontecer com você também
    I Cor 10;13, "senão humana"
    I Ped 5:9, "as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos"
    Prov 16:18; 18:12; Atos 14:14,15 - somos da mesma carne, coração e capacidades dos outros.
    Lembre-se das vitórias ou derrotas dos outros para ser experiente e sábio Luc 17:28-32 "Lembrai-vos da mulher de Ló"; I Tim 1:19,20, "Himeneu e Alexandre"; Rom 15:4, "Tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito"
    Não seja experiente na ignorância. Aprenda dos problemas e das situações anteriores que provocou o pecado na sua vida e na vida dos outros!
 3. O escape da última vez pode ser o mesmo que precisa outra vez, e uma outra vez, continuamente
    I Cor 10:13, "escape, para que a possais suportar"
    I Tess 5;22, "Abstende-se de toda a aparência do mal"
    I Ped 5:9, "Resisti firmes na fé"
 C. Seja Santo
            Prov 4:23-26, "guarda o teu coração"
            Mt 7:24-27, "Não caiu, porque estava edificada sobre a rocha"
            Mt 13:33, "Olhai"; 26:41, "Vigiar e orai"
            Efés 6:10-20 - Armadura de Deus; v.18, "orando em todo o tempo"
            I Tess 5:17, "Orai sem cessar"
            II Tim 2:15, "maneja bem a palavra da verdade"
            Tiago 4:8, "Chegai a Deus"
            I Ped 5:7, "sobre Ele"
            Sendo espiritual na hora da tentação pode:
                        desviar o mal de vir até você
                        tirar você do meio do mal
                        ti sustentar na aflição
     moderar as suas reações para não complicar mais a situação
 Há perigo no pecado para qualquer pessoa, mas especialmente o crente.  Para se afastar do pecado, chegai a Deus.  Tendo feito tudo para resistir, sede firmes.
 "Alegrai-vos na esperança
Sede pacientes na tribulação
Perseverai na oração"
Romanos 12:12


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            Este estudo foi baseado nos comentários de Arthur W. Pink apresentados num livrinho chamado Sins of the Saints (Pecados dos Santos) imprimido pelo Chapel Libraray de Pensacola, Florida (EUA).  A leitura do livro foi muito edificante para o missionário Calvin G. Gardner e por isso ele desenvolveu este estudo e entregou-o nos cultos de quarta-feira na Missão Batista de Catanduva em 1994.  Que este seja edificante para outros na fé.
sexta 15 junho 2012 16:51 , em Edificação

A MÚSICA DE DEUS




“Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.” (1Cr.16:42).


Como deve ser a música de Deus?


1
Deve ter como alvo principal A Glória a Deus

1.1. deve Expressar o Louvor ao Senhor
Louvor é a resposta à grandeza de Deus. O louvor reconhece os atributos de Deus. O louvor louva a Deus por aquilo que Ele é. A verdadeira música de louvor deve falar das grandezas de Deus, de seus atributos, de sua santidade, de sua justiça, de seu poder, de sua misericórdia, de seu amor, de sua graça!

1.2. deve Expressar AÇÃO DE GRAÇAS ao Senhor
Ação de graças é a resposta à bondade de Deus. A ação de graças reconhece os feitos de Deus. A ação de graças engrandece a Deus por aquilo que Ele faz (Ap.5:9,10).

1.3. Deve Expressar o Louvor com um Coração feliz
O coração não regenerado não pode se comprazer com música espiritual. A Bíblia não diz que a música deve ser entoada para trazer alegria. A alegria é um pré-requisito para cantarmos: “...está alguém contente? Cante louvores.” (Tg.5:13). Quando alguém está triste, não deve cantar, mas orar: “Está alguém entre vós aflito? Ore.” (Tg.5:13). Uma certa música de muito sucesso na mídia evangélica, ensina que devemos louvar mesmo quando estamos tristes: “está doendo louve... com muito louvor”. Mas deveríamos ser incentivados a orar “com toda [muita] oração” (Ef.6:18). Não cantamos para ficar alegres, mas cantamos para a glória de Deus, e a glória de Deus nos traz alegria no espírito! Cantar com muito louvor quando estamos tristes é uma hipocrisia:“O que canta canções para o coração aflito é como aquele que despe a roupa num dia de frio, ou como o vinagre sobre salitre.” (Pv.25:20).

1.4. Deve Expressar o Louvor dirigido ao Senhor
O louvor é uma oferta dirigida à Deus: “Apresentai-vos diante dele com  cântico...” (Sl.100:2). “Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.” (Sl.95:2). Não cantamos para o auditório, mas para o Senhor; a música não deve agradar ao auditório, mas ao Senhor: “Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante Ele...” (1Cr.16:29).

1.5. Deve Exaltar a Glória do Cordeiro
A glória de Deus é manifesta mediante adoração ao Cordeiro de Deus. O Pai deseja que o Filho seja adorado (Hb.1:5,6). O Espírito Santo deseja glorificar o Filho (Jo.16:13-15). Os anjos adoram ao Cordeiro de Deus (Ap.5:8-14). Músicas de auto-estima [antropológicas] devem ser erradicadas, porque todo louvor deve convergir para o Homem-Deus, numa adoração antropológica [o Homem Perfeito] e teológica [o Deus Unigênito].

1.6. DEVE Exaltar a Glória de Deus por suas Obras
A Bíblia está repleta de convites para que louvemos o Senhor por suas obras (Sl.150:2; 106:2; 145:4). O cântico de Débora é um exemplo: “...falai das justiças do SENHOR, das justiças que fez às suas aldeias em Israel...” (Jz.5:11).


2
Deve ter como alvo O Ensino Bíblico

2.1. DEVE SER DOUTRINÁRIA
Os crentes aprendem mais sobre doutrina nas músicas do que nos sermões. Por isso a música deve ser didática, para ensinar a doutrina. A música deve ser instrutiva. Através dela devemos aprender doutrina:“...ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR...” (Cl.3:16). Em seu cântico Moisés enfatiza a importância da doutrina: Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva...” (Dt.32:2). A adoração “em espirito e em verdade” (Jo4:23,24), é aquela que é espiritual (em espirito) e doutrinária (em verdade).

2.2. Deve ser Compreensível
Nossas emoções, quando envolvidas na adoração a Deus, devem ser guiadas pelo elemento racional (Rm.12:1,2). A letra deve ser inteligível: “...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” (1Co.14:15).

2.3. Deve Possuir Entendimento Espiritual
As músicas que dão ênfase ao “sentir” e não ao “pensar”, que enfatiza mais o “som”, a “melodia” e não a “mensagem” não é de boa qualidade. Qualquer música que enfatiza mais a “adoração” no corpo [bater palmas, levantar as mãos, etc] do que no “espírito” não serve para a verdadeira adoração “em espírito”. Andamos por fé e não por vista (2Co.5:7).

2.4. Deve TER UMA melodia HARMONIOSA
Que música devemos cantar? A música americana? A música brasileira? Devemos cantar a música de Deus(1Cr.16:42). Portanto, qualquer estilo musical, santo e reverente, pode ser usado, desde que possua harmonia e inteligência musical: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência [harmonia].” (Sl.47:7).


3
Deve ter como alvo O Crescimento Espiritual

3.1. Deve Produzir Crescimento Espiritual
Paulo diz que a música cantada dentro da Igreja deve ser usada para edificação do corpo de Cristo. Músicas que não edificam, mesmo que sejam agradáveis, devem ser evitadas: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina... Faça-se tudo para edificação.” (1Co.14:26).

3.2. Deve SER ESPIRITUAL
Para produzir crescimento a música deve ser espiritual, isto é, deve enfatizar um tema espiritual. Não basta relatar a experiência de alguém, é preciso que ela esteja baseada num tema espiritual bíblico, isto é, baseada na palavra de Deus: “E Davi... separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, paraprofetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios... Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder...” (1Cr.25:1,5). O Músico deve ser uma pessoa espiritual, controlado pelo Espírito para apresentar a Deus “cânticos espirituais”: “Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.” (Sl.119:7).

3.3. Deve SER DEVOCIONAL
Através da música os crentes devem ser conduzidos à piedade.  A música deve ser corretiva. É este o sentido da palavra admoestação: “...ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR...” (Cl.3:16). A palavra “admoestar”, “aconselhar” significa “transmitir conhecimento, com uma influência corretiva”.


Conclusão

Deus não quer ouvir a nossa música, Ele quer ouvir a música de Deus (1Cr.16:42). A música de Deus deve ser entoada com voz de triunfo (Sl.47:1) com voz de melodia (Is.51:3), como um sacrifício de júbilo(Sl.27:6) como um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios (Hb.13:15).

Como deve ser a música de Deus?
01    A melodia deve ser inteligível (1Co.14:8);
02    Deve ser entoada com alegria (Sl.63:5; Sl.81:1; Sl.95:1; Sl.98:4; Sl.100:1,2; Sf.3:17; Ef.5:19; Tg.5:13; Ap.5:8,9);
03    Deve ser vocal (2Sm.19:35; At.16:25). Devemos evitar melodia sem letra.
04    A letra deve ser inteligível (Sl.47:7; 1Co.14:15);
05    Deve ser ministrada por pessoas escolhidas (1Cr.15:16; 16:41);
06    Deve ser ministrada por pessoas consagradas (1Cr.15:14);
07    Deve ser ministrada por pessoas responsáveis (2Cr.8:14);
08    Deve ser ministrada por pessoas ordenadas para tal (1Cr.16:37);
09    Pode ser ministrada por um grande coral (1Cr.9:33; 16:16,27; 25:5-7; 23:5);
10    Deve ser instruída por mestres competentes (1Cr.15:22);
11    Deve ser entoada com retidão de coração (Sl.119:7);
12    Deve ser entoada continuamente (Sl.35:28; Sl.71:6; Sl.145:1,2);
13    Deve ser entoada dia e noite (Ap.4:8);
14    Deve expressar gratidão pela vitória (Sl.106:47);
15    Deve levar o povo a louvar a Deus (Is.43:21).

Exemplos Bíblicos da Música de Deus
01    Cântico de Moisés (Ex.15:1-18; Dt.31:19,30; 32:1-44);.
02    Cântico de Miriã (Ex. 15:21).
03    Cântico de Débora (Jz.5:1-32).
04    Cântico de Davi (2Sm.22:1-51).
05    Cântico dos Levitas (2Cr.5:12-14).
06    Cântico do rei Ezequias (Is.38:9-20).
07    A Anunciação (Lc.1:30-33).
08    O Magnificat ou Cântico de Maria (Lc.1:46-55).
09    O Benedictus (Lc.1:68-79).
10    A Glória in Excelsis (Lc.2:14).
11    O Nunc Dimittis (Lc.2:29-32).
12    A Entrada Triunfal (Lc.19:38; Mt.21:15).
13    A Última Ceia (Mt.26:30).
15    A Oração Cântico [baseada em Sl.2:1,2] (At.4:24-30).
16    O Cântico de Despertamento (Ef.5:14).


Pastor Luiz Antonio Ferraz – E-mail: poimem@.ig.com.br
sexta 15 junho 2012 16:37 , em Louvor e Adoração

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domingo 20 maio 2012 22:06 , em Educação Cristã

A Carta à Igreja em Laodicéia

O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos, conhecida por suas fontes de água fria, Hierápolis, conhecida por suas fontes de águas termais, eLaodicéia, conhecida por sua igreja morna, que causou enjôo no seu Senhor, Jesus Cristo.
Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (3:14-22)
A igreja em Laodicéia (14): A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro bancário (3:17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos (3:19).
O Amém (14): Esta palavra vem de origem hebraica. No começo de uma afirmação significa “certamente” ou “verdadeiramente”. No fim, pode ser entendida como “que seja assim”. Jesus é a palavra final, a autoridade absoluta.
A testemunha fiel e verdadeira (14): Quase a mesma descrição encontrada em 1:5. Jesus traz o verdadeiro testemunho sobre seu Pai e a vontade dele para com os homens. Ele fala a verdade em cada promessa e cada advertência que vem da sua boca.
O princípio da criação de Deus (14): Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para escolher o sentido correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Deus), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia e enorme. Jesus é uma criatura ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A resposta vem de outras passagens. Jesus é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Jesus não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu pecado (João 8:24).
Conheço as tuas obras (15): Como fez com todas as igrejas destes dois capítulos, Jesus expressa o seu conhecimento íntimo da igreja em Laodicéia. Ele anda no meio dos candeeiros (1:13,20; 2:1).
Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (15): As águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
Assim...estou a ponto de vomitar-te da minha boca (16): Jesus olhou para a igreja de Laodicéia, contente no seu estado de auto-suficiência e falsa confiança, e sentiu vontade de expulsá-la de sua presença.
Pois dizes (17): As afirmações da própria igreja de Laodicéia não refletiam o verdadeiro estado dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não foi enganado!
Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu (17): O orgulho dos discípulos de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera. A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece que a igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida por tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento do Grande Médico. Precisavam da humildade dos publicanos e pecadores (Lucas 5:31-32). Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor (2 Coríntios 5:3; Colossenses 3:9-10).
Aconselho-te (18): Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:
1. Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.
2. Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).
3. Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).
Eu repreendo e disciplino a quantos amo (19): A correção que vem de Deus é uma manifestação do seu amor (Hebreus 12:4-11). Quando Deus nos corrige, devemos aceitar a disciplina como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina aplicada pelos servos de Deus deve, também, ser motivada pelo amor (Hebreus 12:12-13). Esta atitude deve guiar os pais que corrigem os seus filhos (Provérbios 13:24), e os cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tiago 5:19-20; 2 Coríntios 2:5-8).
Sê, pois, zeloso e arrepende-te (19): A solução ao problema dos discípulos em Laodicéia não seria meramente algumas mudanças externas. Precisavam do zelo para com Deus para se arrependerem.
Eis que estou à porta e bato (20): Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia (3:7), mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atender à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão.
Entrarei ... e cearei (20): Ambas as figuras, aqui, representam a comunhão com Cristo. Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem a palavra dele (João 14:23). Cear com alguém sugere uma relação especial de estar de acordo ou em comunhão (1 Coríntios 10:21; 5:11). É um privilégio especial comer à mesa do rei (2 Samuel 19:28). Não há privilégio maior do que a bênção de cear com o Rei dos reis!
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono (21): Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
Quem tem ouvidos... (22): Jesus bate e chama. Cabe ao homem ouvir e atender a sua voz!
Conclusão                                                                                               
Na carta à igreja em Laodicéia, Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas idólatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar diante do Senhor dos senhores.

_por Dennis Allan
quarta 29 fevereiro 2012 12:04 , em Bibliologia

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